Resumo
apresentamos resultados de uma pesquisa que avaliou a possibilidade de utilização do poliestireno expandido como material principal para a fabricação de telhas. O principal objetivo desta pesquisa é avaliar a previsão e a efetividade da utilização do poliestireno expandido como matéria-prima na produção de telhas, com foco na análise de suas propriedades, custos e impactos ambientais, reduzindo o do uso de materiais tradicionais, como o cimento e o metal, que têm um alto impacto ambiental em sua produção e descarte.
O poliestireno expandido é um material leve e isolante térmico eficaz, além disso, a reciclagem do mesmo pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos na natureza. O projeto visa promover a sustentabilidade, uma vez que a produção das telhas de isopor consome menos recursos naturais e energia, comparado às telhas convencionais, além de possuír um preço mais acessível. Além de investigar sobre a utilização do material, pesquisamos sobre a eficiência do uso da essência de Capim Limão (Lemongrass) doTerra e D`limoneno (aresanal e industrial) na composição do material, assim alcançando níveis exclusivos de sustentabilidade, além da essência deixar o odor do produto mais agradável. Realizamos o teste de resistência, o qual uma de nossas integrantes subiu em uma escada numa altura de 3 metros, e soltou a telha ARP e uma telha convencional, a convencional quebrou assim que encostou no chão, já a telha ARP permaneceu intacta. No teste de impermeabilidade, pesamos a telha ARP que tinha 87g, mergulhamos ela em uma bacia com água durante duas semanas, ao retirarmos, vimos que ela permaneceu com 87g, já nos estes de barreira térmica e flamabilidade, colocamos a telha ARP e a convencional em contato com uma chama de fogo, a convencional teve um aumento de 7 graus e demorou de 10 a 20 minutos para retornar a temperatura ambiente, já a telha ARP, aumentou apenas 2 graus e demorou 2 minutos para retornar ao normal, comprovando a eficácia da ARP.
Referências
AZIM, K., et al. (2020). Environmental Impacts of Expanded Polystyrene (EPS) Foam Production. In: Environmental Challenges of Polystyrene Wastes. Springer, Singapore.
Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4360/14/22/5010
Acessado em: 07/06/2023
CASTRO-AGUIRRE, E., et al. (2020). Recycling of Expanded Polystyrene Waste: A Review. Pol
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353065543_Recycling_of_bioplastic_waste_A_rev iew
Acessado em: 07/06/2023
LI, L., Zou, L., & Li, T. (2017). Extraction techniques of essential oil from plants. In Natural Products(pp. 197-225). Springer, Singapore.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/x9Y74GcRLJkLpyGTqpqdNQN/?lang=en
Acessado em: 07/06/2023