Resumo
A Genética e a Evolução são vistas como um campo central da Biologia, posto que seus conteúdos transpassam diversas áreas. Por isso, o tema deve contribuir para a formação de um pensamento crítico. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi elaborar um aplicativo de Bioinformática, para alicerçar estratégias didáticas em aulas de Genética e Evolução no Ensino Médio. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e fora realizada com a participação de onze estudantes matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública federal localizada no Rio de Janeiro. Elaborou-se um aplicativo cujo nome dado foi Biology To Education em que os processos de transcrição, tradução e alinhamento de sequências fora apresentado de forma bem intuitiva. A partir desse aplicativo, foi desenvolvida uma estratégia didática com procedimentos experimentais in silico em que os alunos participantes deveriam responder a uma questão-problema proposta. Essa estratégia didática foi validada com os onze alunos da referida escola. Com os dados extraídos na etapa de validação, analisou- se a estratégia quanto à sua exequibilidade em aulas de Genética ao passo que também fora identificado que a utilização de um aplicativo com ferramentas de Bioinformática contribui para o aprendizado de alguns temas de Genética Molecular e de Evolução, do mesmo modo que oportuniza aos alunos o contato mais estreito com a pesquisa científica, mediante a utilização de temas recorrentes na mídia.
Referências
-Krasilchik, m. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo. EdUSP. 2004.-
-Leal, C.A.; Meirelles, R. M. S. de; Rôças, G. O que estudantes do Ensino Médio pensam sobre Genética? As concepções discentes baseadas pela metodologia análise de conteúdo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, UFRN. v.5, n. 13, p.71-86. fev. 2019.
-KUMAR, S.; NEI, M., DUDLEY, J.; TAMURA, K. MEGA: a biologist-centric software for evolutionary analysis of DNA and protein sequences. Briefings in bioinformatics, Oxford, OUP, n.9, v.4, p.299–306. 2008.
-SILVA, G.C.L.; NASCIMENTO, D. Q.; LOPES, S.S.S. Diagnóstico das principais dificuldades do ensino de genética nos cursos da área de saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). In: Encontro de Genética do Nordeste, 20., 2014, Campina Grande. Anais ... Campina Grande: BIOFARM, p. 4, 2014. Disponível em: https://bit.ly/33FFCdP. Acesso em: 22 mar. 2020.
-SADEK, H.A. Bioinformatics: Principles, Basic Internet Applications. Canada: Tradford Publishing. 2004. 106p.