Resumo
A arborização urbana é fundamental para a qualidade de vida nas cidades, proporcionando sombra, reduzindo a temperatura ambiente. Conhecer as que compõem a vegetação urbana é essencial para a sua valorização e conservação. Diante disto, o projeto visa verificar o conhecimento da população e apresentar a importância dessas árvores e suas características, fomentando uma relação mais próxima e consciente da população com o meio ambiente, além de implementação de tecnologia, como o uso de QR codes, que torna a informação acessível e atrativa, principalmente para os jovens. O estudo foi realizado pelos estudantes do Centro de Excelência Santos Dumont, Aracaju-SE, os quais tiveram aulas sobre botânica básica e sistemática, seguido pelo levantamento das árvores encontradas na escola e entorno. Divisão da turma em grupos de cinco estudantes, que fizeram o levantamento de dados bibliográficos de cada espécie sob orientação do professor e da estagiária de biologia e engenheira florestal. Com os dados organizados, criou-se um banco de dados no site da escola com as informações de cada espécie. Foram desenvolvidos QR codes específicos para cada espécie, feitas as placas poliéster termoplástico biodegradável, com impressora 3D e a instalação destas em algumas árvores pela cidade. Por fim, a elaboração e aplicação de questionários para avaliar o conhecimento da população e análise dos dados coletados para medir o impacto do projeto. Pode-se afirmar que apenas 13% dos entrevistados conheciam a maioria das árvores da cidade, sendo que a maior parte não sabe quais são as nativas e as exóticas. A maioria dos entrevistados considera interessante o uso de placas informativas com QR codes. Conclui-se que se faz necessário investir mais em educação ambiental voltada para a importância das árvores no ambiente urbano e o uso da tecnologia pode ser um aliado para a valorização e conservação destas espécies e das outras espécies que vivem em associação, dando destaque para as nativas.
Referências
AGUIAR, Francismar Francisco Alves et al. Crescimento de mudas de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.), submetidas a cinco níveis de sombreamento. Revista Ceres 58 (6). Minas Gerais. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rceres/a/9njsH9rPpBK9F68FWLcxYkG/. Aceso em: Acesso em: 16 de jan. de 2024.
CARVALHO. P. E. R. Disponível em: Espécies arbóreas brasileiras. Oiti. Embrapa. 5 vol Disponível em: file:///C:/Users/freit/Downloads/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-5-Oiti-da-Praia.pdf. Acesso em 18 de jan. 2024.
CARVALHO, P. E. R. Espécies Arbóreas Brasileiras. Vol 2. Embrapa. Disponível em: file:///C:/Users/freit/Downloads/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-2-Embauba%20(1).pdf. Acesso em: 17 de Jan. 2024.
Souza V.C Chave de identificação para as principais famílias de angiospermas nativas e cultivadas do Brasil. 3 ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.