Nanopartículas de curcumina derivadas do Açafrão-da-terra (Curmuma longa) para prevenção do câncer de pele em áreas de alta incidência solar.



Temas

Saúde e Bem-Estar

Palavras-chave

Câncer de pele , Nanopartículas , Curcumina , Radiação UV


Resumo

Em Canindé de São Francisco, no sertão de Sergipe, agricultores enfrentam diariamente uma intensa exposição à radiação solar, o que aumenta o risco de câncer de pele, responsável por 30% dos casos de câncer no Brasil. Para enfrentar esse desafio, foi desenvolvido um sabonete terapêutico com nanopartículas de curcumina, um composto extraído do açafrão-da-terra, conhecido por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A tecnologia de encapsulação usada no sabonete aumenta a eficácia da curcumina, criando uma barreira protetora contra os danos causados pela radiação ultravioleta (UV). O desenvolvimento do produto iniciou-se com a pesquisa científica sobre os componentes e metodologias, seguida da aplicação de questionários à população-alvo para entender suas necessidades. A curcumina foi extraída, encapsulada e misturada à base de sabonete. Testes de estabilidade e propriedades organolépticas foram realizados, avaliando cheiro, textura, cor e pH. O sabonete apresentou boa estabilidade em termos de cheiro e textura, com algumas alterações na aparência ao longo do tempo. O pH foi considerado adequado para uso seguro na pele. No entanto, o produto perdeu brilho e apresentou escurecimento quando exposto ao ar. O sabonete terapêutico mostrou-se promissor para a proteção da pele dos agricultores contra os danos UV, com potencial para prevenir o câncer de pele. Estudos clínicos futuros e melhorias na formulação visam ampliar o acesso e a eficácia do produto, que representa uma solução prática e acessível para a saúde dos trabalhadores rurais, além de promover o cultivo sustentável da curcumina e fortalecer a economia local. Contando com 6 das 17 ODS da ONU, são eles 3, 9, 10, 11, 12 e 15.


Fotos

Equipe

Lark soany Santos (Coordenador da Equipe)
Diógenes Felipe Rodrigues dos Santos (Aluno Capitão)
Isabely Tavares dos Santos (Aluno)
Ana Clara Alves de Melo (Aluno)


Escola

Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto - SE

Foto Equipe

Referências

https://www.dermatoclinica.com.br/wp-content/uploads/2021/01/pH-dos-sabonetes-para-hum anos-by-Maricy.pdf REFERÊNCIAS: - AGGARWAL, B. B., et al. *Curcumin: The Indian Solid Gold*. Advances in Experimental Medicine and Biology, 2009. - FITZPATRICK, T. B. *The Validity and Practicality of Sun-Reactive Skin Types I Through VI*. Archives of Dermatology, 1988. - JURENKA, J. S. *Curcumin and Cancer: An Overview*. Alternative Medicine Review, 2009. - KUMAR, S., et al. *Curcumin Nanoparticles: A Review*. Current Nanoscience, 2015. - PATEL, P. R., et al. *Nanoparticle-Encapsulated Curcumin: Synthesis, Characterization, and Biological Activity*. Journal of Nanoscience and Nanotechnology, 2013. http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/20401/1/2016_AliciaSimalieOmbredane.pdf https://intra.brt.ifsp.edu.br/eventos/spi/arquivos/artigos/2019/13.pdf https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistahupe/article/download/12256/9763 https://www.researchgate.net/profile/Evellyn-Wietzikoski/publication/317253407_CURCUM A_LONGA_L_O_ACAFRAO_DA_TERRA_E_SEUS_BENEFICIOS_MEDICINAIS/links/5 b7e978f4585151fd1298d53/CURCUMA-LONGA-L-O-ACAFRAO-DA-TERRA-E-SEUS-B ENEFICIOS-MEDICINAIS.pdf





Voltar