Resumo
Em Canindé de São Francisco, no sertão de Sergipe, agricultores enfrentam diariamente uma intensa exposição à radiação solar, o que aumenta o risco de câncer de pele, responsável por 30% dos casos de câncer no Brasil. Para enfrentar esse desafio, foi desenvolvido um sabonete terapêutico com nanopartículas de curcumina, um composto extraído do açafrão-da-terra, conhecido por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A tecnologia de encapsulação usada no sabonete aumenta a eficácia da curcumina, criando uma barreira protetora contra os danos causados pela radiação ultravioleta (UV). O desenvolvimento do produto iniciou-se com a pesquisa científica sobre os componentes e metodologias, seguida da aplicação de questionários à população-alvo para entender suas necessidades. A curcumina foi extraída, encapsulada e misturada à base de sabonete. Testes de estabilidade e propriedades organolépticas foram realizados, avaliando cheiro, textura, cor e pH.
O sabonete apresentou boa estabilidade em termos de cheiro e textura, com algumas alterações na aparência ao longo do tempo. O pH foi considerado adequado para uso seguro na pele. No entanto, o produto perdeu brilho e apresentou escurecimento quando exposto ao ar. O sabonete terapêutico mostrou-se promissor para a proteção da pele dos agricultores contra os danos UV, com potencial para prevenir o câncer de pele. Estudos clínicos futuros e melhorias na formulação visam ampliar o acesso e a eficácia do produto, que representa uma solução prática e acessível para a saúde dos trabalhadores rurais, além de promover o cultivo sustentável da curcumina e fortalecer a economia local. Contando com 6 das 17 ODS da ONU, são eles 3, 9, 10, 11, 12 e 15.
Referências
https://www.dermatoclinica.com.br/wp-content/uploads/2021/01/pH-dos-sabonetes-para-hum anos-by-Maricy.pdf
REFERÊNCIAS: - AGGARWAL, B. B., et al. *Curcumin: The Indian Solid Gold*. Advances in Experimental Medicine and Biology, 2009.
- FITZPATRICK, T. B. *The Validity and Practicality of Sun-Reactive Skin Types I Through VI*. Archives of Dermatology, 1988.
- JURENKA, J. S. *Curcumin and Cancer: An Overview*. Alternative Medicine Review, 2009.
- KUMAR, S., et al. *Curcumin Nanoparticles: A Review*. Current Nanoscience, 2015.
- PATEL, P. R., et al. *Nanoparticle-Encapsulated Curcumin: Synthesis, Characterization, and Biological Activity*. Journal of Nanoscience and Nanotechnology, 2013. http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/20401/1/2016_AliciaSimalieOmbredane.pdf https://intra.brt.ifsp.edu.br/eventos/spi/arquivos/artigos/2019/13.pdf https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistahupe/article/download/12256/9763 https://www.researchgate.net/profile/Evellyn-Wietzikoski/publication/317253407_CURCUM A_LONGA_L_O_ACAFRAO_DA_TERRA_E_SEUS_BENEFICIOS_MEDICINAIS/links/5 b7e978f4585151fd1298d53/CURCUMA-LONGA-L-O-ACAFRAO-DA-TERRA-E-SEUS-B ENEFICIOS-MEDICINAIS.pdf