Aventura Matemática no Parque



Temas

Tecnologia, Inovação e Robótica, Atividades Práticas STEM Brasil e Demais Experimentos

Palavras-chave

cultura maker, interdisciplinaridade, ensino de matemática, Matemática Criativa


Resumo

O projeto "Aventura Matemática no Parque" foi desenvolvido com o objetivo de promover o ensino prático e criativo da matemática e física entre os alunos do 3º ano do ensino médio. A proposta consistiu na construção de um parque de diversões em miniatura, utilizando a cultura Maker e o ambiente da sala Maker, onde os alunos puderam aplicar conceitos teóricos em contextos reais. Brinquedos como a roda-gigante, montanha-russa, La Pampa e chapéu mexicano foram criados, e durante o processo, os alunos utilizaram cálculos de áreas, perímetros e volumes, além de conceitos de circunferência e trigonometria. A atividade proporcionou uma oportunidade única de integração entre a matemática e a física, estimulando a resolução de problemas práticos, pensamento crítico, colaboração e inovação. O uso de kits de robótica e a liberdade para explorar diferentes técnicas fomentaram o espírito criativo e a autonomia dos alunos. A construção da roda-gigante, por exemplo, permitiu aos alunos aplicar conhecimentos de velocidade angular e movimento circular de maneira lúdica e divertida. Além disso, a montanha-russa envolveu cálculos de inclinação e aceleração, reforçando o aprendizado dos princípios físicos e matemáticos. O projeto, portanto, não só contribuiu para a compreensão dos conteúdos curriculares, como também incentivou a exploração de novas formas de aprender por meio da cultura Maker. Os resultados demonstraram que a aplicação prática da matemática, aliada a atividades colaborativas, pode despertar maior interesse dos estudantes pela disciplina e fortalecer habilidades criativas e analíticas. O ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo proporcionado pela sala Maker foi essencial para o sucesso do projeto. No final, os alunos adquiriram uma visão mais ampla de como a matemática e a física são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de soluções no mundo real, consolidando o aprendizado de forma inovadora e significativa.


Fotos

Equipe

DAYANE BENICIO MORAES (Coordenador da Equipe)
Igor Hugo Moura da Silva (Aluno Capitão)
Edson Alves Bastos (Aluno)
Iamilly Gomes da Silva (Aluno)
Marina Bitencourt Gomes (Aluno)


Escola

Escola Estadual Cid Cabral da Silva - AM

Foto Equipe

Referências

Barbosa, J. C., & Oliveira, R. M. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Matemática. Revista de Educação Matemática, 32(2), 155-170. Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Paz e Terra. Martinez, S. L., & Stager, G. S. (2019). Invent to Learn: Making, Tinkering, and Engineering in the Classroom (2ª ed.). Constructing Modern Knowledge Press. Silva, M. A., & Gomes, R. S. (2018). Matemática ao Ar Livre: Abordagens Inovadoras no Ensino Médio. Editora Acadêmica.





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