Resumo
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento da Construção Civil no país tem crescido muito nos últimos anos, proporcionando um desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego, mas traz como prejuízo o consumo exacerbado de recursos naturais e a geração de grande quantidade de resíduos e o desperdício de materiais.
MÉTODOS: O processo experimental iniciou-se com a elaboração e avaliação de três protótipos distintos, cada um, composto por diferentes combinações de matérias-primas. O Protótipo 2 foi formulado com cimento, areia, PET e água e escolhido para ser desenvolvido ao longo do projeto. Posteriormente foram desenvolvidas as amostras 1 e 2, com diferentes porcentagens de PET, a de número 1 apresentou melhor aspecto físico, sendo selecionada para a realização dos testes de resistência à compressão simples e à absorção de água de acordo com a norma ABNT NBR 8492/2012.
RESULTADOS: De acordo com a NBR 8492/2012, os resultados do teste de resistência à compressão com o tijolo sustentável, com prazo de cura de 10 dias, apresentaram ótimos resultados. No teste de absorção de água, a porcentagem de água absorvida pelos tijolos sustentáveis é excelente visto que as amostras apresentaram resultados muito abaixo dos limites estabelecidos pela norma NBR 8492/2012. Pode-se observar que após 24h imerso em água, as medidas das amostras, não variaram, demonstrando que o Tijolo Sustentável não sofre nenhuma alteração em suas grandezas, quando imerso em água por esse período. Outro benefício do Tijolo Sustentável é seu preço acessível. Cada unidade tem o valor de R$0,48.
CONCLUSÕES: Buscando-se diminuir os impactos causados pelo descarte de garrafas PET, desenvolvemos o Tijolo Sustentável. Os testes de resistência à compressão e absorção de água foram realizados demonstrando o quanto o Tijolo Sustentável é eficiente e promissor para o uso na sociedade, bem como no controle de umidade do ambiente, geração mínima de poluição e baixo consumo energético no seu processo de fabricação.
Referências
ABREU, Wagner Gomes de. Identificação de práticas sustentáveis aplicadas às edificações. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 8492: Tijolo maciço de solo-cimento – Determinação da resistência à compressão e da absorção d´água. Método de ensaio. Rio de Janeiro, RJ, 2012. 5p.
CAVALCANTI, C. Sustentabilidade: mantra ou escolha moral? Uma abordagem ecológico-econômica. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 35-50, 2012.