Resumo
O projeto nasceu da necessidade de estudantes aprofundarem o conhecimento da base nacional comum química e suas reações, pesquisando e aprendendo sobre os processos biológicos e químicos envolvidos na fabricação de sabões, assim sua história. Sabe-se que é necessário relacionar os conteúdos químicos à vivência dos alunos. Cabe ressaltar ainda que o assunto Estequiometria é considerado um dos mais difíceis pelos alunos (pela dificuldade em reconhecer a linguagem química, balancear as equações, ou realizar cálculos matemáticos). É necessário utilizar aulas contextualizadas, em que o aluno possa perceber a importância deste conteúdo nas indústrias químicas e desenvolver competências atitudinais na preservação do meio ambiente. Sendo explorado os seguintes assuntos:Introdução e antecedentes históricos. Reações de saponificação. Bioquímica. Óleos e gorduras. A coleta de materiais. A venda do material. Processo de reciclagem.
O projeto Sabonetes medicinais aborda sobre a composição química dos produtos utilizados de forma terapêutica, entre eles podemos destacar: o cravo da índia, a babosa e a semente de girassol e babosa. O projeto mostrou-se importante para a comunidade estudantil, pois os estudantes têm a oportunidade de estudar sobre a composição química desses sabonetes e explorar a parte orgânica desses materiais durantes as aulas de Trilha de Aprofundamento de Química
Nesse sentido, observa-se que os estudantes possuem muitas dificuldades em interpretar os rótulos de produtos, sejam eles cosméticos ou produtos de limpeza. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo mostrar para os estudantes da escola a composição química dos sabonetes medicinais, assim como a funcionalidade na pele humana.
Referências
Dall'Igna, D. M; Schemes, V. M. Potencial cicatrizante da aloe vera: uma breve revisão de literatura. Revista Saúde & Ciência Online, v. 9, n. 1, p. 103-109. 2021.
Mendes, V. C; Barros, M. G; Aguiar, V. S. Botões florais do cravo-da-índia: extração e aplicação de seu óleo essencial como agente larvicida no combate à dengue. Journal of Innovation and Science: research and application, v. 1, n. 1, p. p.12, 2021.
Severo, E. O; Bittencourt, W. J. M; França, M. O. S. Desenvolvimento, análise físico-química e avaliação da atividade antifúngica de enxaguantes bucais contendo óleo e extrato de Syzygium aromaticum (cravo da índia). Brazilian Journal of Health Review, v.6, n.3, p. 11136–11157, 2023. Zago, L. R; Prado, K; Benedito, V. L; et al. O uso da babosa (Aloe vera) no tratamento de queimaduras: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Biology, v.83, p.e249209, 2021