Resumo
A E.E. Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda situa-se em Ribeirão Preto, SP. O terreno onde encontra-se é muito amplo, o que permitiu criar um espaço pedagógico alternativo chamado “Jardim Filosófico”, que é cuidado e mantido pelos alunos e professores. Ele é formado por uma área arborizada que foi aproveitada para a colocação de bancos. O paisagismo do espaço é constantemente reformulado, com a adição de novas espécies vegetais. O bioma predominante em Ribeirão Preto é a Mata Atlântica, no entanto, apenas 3,4% do território de 650,92 km² do município é composto por remanescentes florestais da Mata Atlântica. A introdução de espécies exóticas em um determinado local pode causar desequilíbrio ambiental. Tendo em vista a deterioração do bioma da Mata Atlântica e os problemas decorrentes da degradação ambiental da região de Ribeirão Preto, fez-se necessário um estudo das espécies presentes nesta área da escola, de modo a entender como estas espécies poderiam contribuir com a melhora da qualidade climática do local. A identificação dos espécimes foi realizada utilizando-se a ferramenta “Google Leens”. Utilizou-se o “Google Gemini” para obter informações sobre as espécies encontradas. As espécies catalogadas no ambiente foram a “Pata-de-vaca”, a “Flor-de-sino-vermelha”, o “Jequetibá-branco” e a “Goiabeira”. As árvores maiores e mais antigas pertencem ao bioma Mata Atlântica. Entretanto, muitas plantas ornamentais foram introduzidas por conta do paisagismo. Os dados obtidos confirmam a hipótese inicial de que muitas das espécies do espaço pertencem ao bioma.
Referências
DIOGO, K. V. A., MORAES, M. K. M., CUNHA, N. F., NASCIMENTO, A. P., SILVA, V. V. Catalogando plantas na escola: da aula teorica para prática no ensino de botânica na Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora. IX Conedu, Editora Realize. 2023.
GLOBAL TREE. Jequitibá Branco. Disponível em: https://www.globaltree.com.br/jequitiba-branco.html. Acesso em: 27/08/2024.
GS INIMA AMBIENT. Mata Atlântica quase some em Ribeirão Preto. 21 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.ambient.com.br/noticias/mata-atlantica-quase-some-em-ribeirao-preto/#:~:text=O%20bioma%20predominante%20em%20Ribeir%C3%A3o,remanescentes%20florestais%20da%20Mata%20Atl%C3%A2ntica. Acesso em: 14/05/2024.
HORTO DIDÁTICO. Goiabeira. 09 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/goiabeira/. Acesso em: 24/09/2024.
. Acesso em: 06/08/2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS. Árvores nativas da Mata Atlântica: veja lista completa de espécies! Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/arvores-nativas-da-mata-atlantica. Acesso em: 21/05/2024.
SÍTIO DA MATA. Flor de sino (Abutilon pictum). Disponível em: https://www.sitiodamata.com.br/importacao/abutilon-abutilon-pictum.html. Acesso em: 17/09/2024.
WIKIAVES. Pata-de-vaca - Bauhinia forficata. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/flora:pata-de-vaca#:~:text=A%20pata%2Dde%2Dvaca%20%2Despinho%20e%20bau%C3%ADnia%2Dbranca