DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PAPEL ATRAVÉS DAS FOLHAS SECAS DAS PLANTAS DO PEQUI (Caryocar brasiliense camb ) E CAJÚ DO CERRADO (Anacardium humile )



Temas

Meio Ambiente, Reciclagem e Consumo Consciente

Palavras-chave

Cerado, Sustentabilidade, Ensino Médio


Resumo

Este estudo propôs o desenvolvimento de papel sustentável a partir das folhas secas de duas plantas nativas do Cerrado brasileiro: o pequi (Caryocar brasiliense) e o caju-do-cerrado (Anacardium humile). O Cerrado é uma região de alta biodiversidade e o aproveitamento sustentável de suas plantas pode contribuir para a preservação ambiental e valorização local. O objetivo geral foi promover a sustentabilidade no ambiente escolar, através do desenvolvimento de papel a partir de folhas secas dessas plantas, incorporando-as à reciclagem de papel tradicional. Para o desenvolvimento do papel foi necessária a coleta de folhas secas, hidratação, extração de celulose com solução alcalina (NaOH) e tratamento químico com ácido acético e cloro para purificação. Posteriormente, a celulose foi adicionada a papéis usados, formando uma mistura que foi seca para a produção de novas folhas de papel reciclado. Os resultados indicaram que a celulose extraída das folhas de pequi e caju-do-cerrado apresentou um rendimento menor em comparação ao eucalipto, uma espécie amplamente utilizada pela indústria de papel, que possui um teor de celulose muito superior. No entanto, o estudo demonstrou que essas plantas podem ser exploradas em projetos de pequena escala voltados para a sustentabilidade, especialmente no contexto educacional. O estudo ressalta a importância de desenvolver produtos sustentáveis com recursos naturais locais, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e a conservação do Cerrado. O uso dessas plantas pode representar uma alternativa inovadora, apesar dos desafios, para iniciativas que busquem valorizar a flora nativa e incorporar práticas sustentáveis no cotidiano.


Fotos

Equipe

Gabrielle Rosa Silva (Coordenador da Equipe)
Nathan Araujo Da Silva (Aluno Capitão)
Jéssica Simão De Araujo (Aluno)
Tainá Ádela Quispe Alves (Aluno)
Kamila Alves Do Nascimento (Aluno)


Escola

Colégio Estadual Osvaldo da Costa Meireles CEPI - GO

Foto Equipe

Referências

ACKERMAN, Frank. Why do We Recycle?: markets, values, and public policy. Island press, 2013. BRITO, J. O.; BARRICHELO, L. E. G. Produção de celulose e papel. In: SILVA, D. P. (Org.). Manejo florestal e produção de papel. São Paulo: Editora Florestal, 2006. p. 45-67. CAETANO, Graciene de Souza et al. Higroscopicidade de sementes de caju-de-árvore-do-cerrado. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 42, p. 437-445, 2012. HON, D. N. S. Cellulose: Chemistry and technology. New York: CRC Press, 1994. KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005. SANO, Sueli Matiko et al. Cerrado: ecologia e flora. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008., 2008. SANTOS, Felipe Samways et al. A cultura do Pequi (Caryocar brasiliense Camb.). Acta Iguazu, v. 2, n. 3, p. 46-57, 2013. SILVA, João; SOUZA, Maria. Extração de celulose de folhas secas de pequi. Revista Brasileira de Química, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 55-65, 2023.





Voltar