Resumo
O Brasil enfrenta um dos mais severos períodos de seca, com boa parte do país coberta por fumaça de queimadas, que geram destruição ambiental dos biomas, o solo perde umidade e, principalmente, fica carente de nutrientes, o que dificulta sua regeneração natural. O presente trabalho propõe a criação de um substrato à base de taboa e alga para ser usado em “Bombas de Sementes”, como uma alternativa de reflorestamento das áreas degradadas. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas sobre as propriedades nutricionais, a composição de suas fibras e sua biodegradabilidade. Tanto a taboa, quanto a alga, foram trituradas em liquidificador e a biomassa obtida misturada com um pouco de terra vegetal. No preparo das bombas, misturou-se argila com o substrato e um pouco de terra na proporção de 5:1, utilizando-se água o suficiente para que a mistura atingisse a consistência de massa de modelar. Com pequenas porções da massa, utilizando-se as mãos, foram colocadas diversas sementes em seu interior e moldou-se as esferas que foram secas à sombra por 48 horas. Passado este período, as bombas de sementes ficaram prontas para serem utilizadas e o teste será realizado próximo à escola onde foram produzidas, por ser mais fácil o lançamento (arremesso manual das esferas), o acompanhamento da germinação das sementes e o seu desenvolvimento. Sabendo-se que, tanto a taboa quanto a alga são plantas altamente nutritivas, (ricas em nitrogênio e fósforo) e fibrosas, (melhoram a retenção da umidade), acredita-se que o substrato formado por essas duas plantas seja extremamente viável para compor bombas de semente utilizadas em regiões desmatadas e degradadas, pois oferece condições ideais de nutrição e umidade para uma boa germinação e desenvolvimento das sementes em qualquer Bioma em que for inserido.
Referências
AIRTON NOÉ. Saiba mais sobre as bombas de sementes, vantagens e desvantagens, e cuidados necessários para usá-las. - Ambientamais. Disponível em: . Acesso em 25 de Agosto de 2024.
Dispersão de Sementes e a Fertilização das Florestas – Ambientebrasil – Ambientes. Disponível em: . Acesso em 25 de Agosto de2024.
GISELLI, M. et al. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em 25 de Agosto de 2024.
NASCIMENTO, J. M. L. et al. Potencial nutricional de plantas de Typha domingensis Pers. como opção forrageira. Revista Brasileira de Cièncias Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences, v. 9, n. 2. p. 290-294, 30 jun. 2014.
PATRO, R. Taboa - Typha domingensis. Disponivel em: Acesso em 30 de Agosto de 2024.
Uso de extrato de algas marinhas em 3 culturas: soja, milho e cana. Disponível em: . Acesso em 30 de Agosto de 2024.