Resumo
Introdução
Todos sabem das dificuldades que as pessoas cegas e com deficiência visual, enfrentam no seu cotidiano para se locomoverem nos ambientes domésticos e urbanos. Pensando nessas pessoas, idealizamos uma proposta que envolve tecnologia e acessibilidade para melhorar a locomoção dessas pessoas, que enxergam principalmente através do tato e da audição, que é uma Bengala Ultrassônica, equipada com sensores que emitem sons sempre que houver um obstáculo a frente.
Métodos
A bengala foi criada a partir de um protótipo utilizando canos de PVC e sensores ultrassônicos, conectados a um Arduino, que detectam obstáculos e emitem alertas através de sinais sonoros e vibracionais. Após o desenvolvimento e análise deste protótipo, os dispositivos foram montados e testados em uma bengala de alumínio. Utilizou-se os seguintes componentes:
Arduino Roxo: O microcontrolador que gerencia todos os sensores e dispositivos.
Sensores Ultrassônicos: Localizados na ponta da bengala, esses sensores medem a distância até objetos à frente e ao redor, detectando obstáculos.
Motor de Vibração: Emite vibrações quando um obstáculo é detectado.
Buzzer (ou alto-falante): Emite sinais sonoros para alertar sobre a proximidade de obstáculos.
Bateria e Circuito de Alimentação: Fornece energia para o sistema, garantindo autonomia e portabilidade.
Chave de Ativação/Desativação: Para que o usuário ligue ou desligue a bengala eletrônica conforme necessário.
Resultados
Após os testes realizados, foi possível comprovar que a bengala contribuiu para uma mobilidade mais segura, pois detectou obstáculos com mais precisão através dos sinais sonoros e das vibrações. Os alertas por vibração ou som são fáceis de entender e não chamam atenção indesejada.
Conclusão
Por fim, entende-se que este projeto deve ser desenvolvido pensando no custo benefício aos usuários, para ser de fato um equipamento acessível a todas as pessoas cegas e deficientes visuais.
Referências
OLIVEIRA, MAXWELL FERREIRA. Conceito de Metodologia Científica. Disponível em:. (Acesso em: 12/10/2018).
ORGANIZAÇÃOMUNDIALDASAÚDE(OMS).Disponívelem:. (Acesso em: 10/10/2018).
DA PAZ, RonilsonJosé. A Pessoas Portadoras de Deficiência no Brasil, Inclusão Social. Disponível em:. (Acesso em: 11/09/2018).
FRIZZARIN BRYAN, Fernando. Arduino: Guia para Colocar suas Ideias em Prática. Disponível em:. (Acesso em: 18/10/2018)