Resumo
O projeto de Metodologia de Pesquisa para Reflorestamento de mata ciliar do Rio Batalha foi impulsionado, sobretudo, devido à falta de água no município de Bauru, causada pelo assoreamento do rio Batalha, principal abastecedor da região. Esse fenômeno é consequência de atividades agrícolas realizadas próximas às margens do rio, que têm degradado a mata ciliar e criado condições para o acúmulo de resíduos sólidos, o que contribui para a diminuição do fluxo de água no riacho.
Em resposta a esse problema, foi desenvolvida uma solução sustentável, integrada com tecnologia, automação e educação, visando mitigar a crise hídrica e implementar uma estratégia eficaz para enfrentar essa questão.
A metodologia adotada no presente projeto centra-se na integração entre tecnologia e sustentabilidade, priorizando a praticidade nas atividades cotidianas. O objetivo principal consiste em assegurar que as mudas se desenvolvam de forma rápida e eficiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa que utilizou três sensores capacitivos: um destinado à medição da umidade relativa do ar e dois para o monitoramento da umidade do solo. Adicionalmente, empregou-se um termistor para a medição da temperatura ambiente e um fotoresistor (LDR), que atua como sensor de captação de luz, com o intuito de otimizar as condições ambientais para o desenvolvimento das plantas.
A pesquisa demonstra qual grupo teve um desenvolvimento superior durante o período de análise. Nesse contexto, o grupo submetido à irrigação automática, como quociente do estudo, evidencia um desenvolvimento mais eficaz em relação ao grupo submetido à irrigação convencional. Além disso, foi analisado o consumo de água. Observou-se que o grupo automatizado obteve uma economia cinco vezes maior em comparação aos vasos regados manualmente. Durante 15 dias de testes, foram utilizados 3,0 litros de água na irrigação manual, enquanto o sistema de irrigação automático consumiu apenas 0,6 litros – 600 ml, de acordo com os cálculos.
Referências
BITTENCOURT, Mário Lúcio Carvalho; DIAS, Denise Cunha Fernandes dos Santos; DIAS, Luiz Antônio dos Santos; Araújo, Eduardo Fontes. Efeito do condicionamento osmótico das sementes na germinação e no crescimento das plântulas de aspargo. 2004. 7 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Bioagro, Fitotecnia, Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, Minas Gerais, Machado, 2005.
BOITRAGO, Wesley Erasmo Alves; ALMEIDA, Maria Ivete Soares de. Impactos Ambientais na Bacia do Rio Guavinipan no Norte de Minas Gerais. Revista Cerrados, [S.L.], v. 19, n. 02, p. 280-302, 1 set. 2021. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIIMONTES). http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202127.
PAVINI, Laura Kragel de Santana et al. Metodologia de Pesquisa para Reflorestamento de mata ciliar do Rio Batalha, por meio de técnicas de automatização computacional. Bauru: Vinicius Bertuzzo Lima, 2023. 58 p. Disponível em: https://seducsp-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/vinicius_professor_educacao_sp_gov_br/EeXYNLkwM-lAt5YU_d6wR8gB45M8m6zwuENK4SYDMu7Wsw?rtime=GbRDYeTg3Eg. Acesso em: 29 set. 2024.