Metodologia de Pesquisa para Reflorestamento de mata ciliar do Rio Batalha, por meio de técnicas de automatização computacional. 



Temas

Tecnologia, Inovação e Robótica, Meio Ambiente, Reciclagem e Consumo Consciente

Palavras-chave

Reflorestamento , Automação , Sensores, Sustentabilidade


Resumo

O projeto de Metodologia de Pesquisa para Reflorestamento de mata ciliar do Rio Batalha foi impulsionado, sobretudo, devido à falta de água no município de Bauru, causada pelo assoreamento do rio Batalha, principal abastecedor da região. Esse fenômeno é consequência de atividades agrícolas realizadas próximas às margens do rio, que têm degradado a mata ciliar e criado condições para o acúmulo de resíduos sólidos, o que contribui para a diminuição do fluxo de água no riacho. Em resposta a esse problema, foi desenvolvida uma solução sustentável, integrada com tecnologia, automação e educação, visando mitigar a crise hídrica e implementar uma estratégia eficaz para enfrentar essa questão. A metodologia adotada no presente projeto centra-se na integração entre tecnologia e sustentabilidade, priorizando a praticidade nas atividades cotidianas. O objetivo principal consiste em assegurar que as mudas se desenvolvam de forma rápida e eficiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa que utilizou três sensores capacitivos: um destinado à medição da umidade relativa do ar e dois para o monitoramento da umidade do solo. Adicionalmente, empregou-se um termistor para a medição da temperatura ambiente e um fotoresistor (LDR), que atua como sensor de captação de luz, com o intuito de otimizar as condições ambientais para o desenvolvimento das plantas. A pesquisa demonstra qual grupo teve um desenvolvimento superior durante o período de análise. Nesse contexto, o grupo submetido à irrigação automática, como quociente do estudo, evidencia um desenvolvimento mais eficaz em relação ao grupo submetido à irrigação convencional. Além disso, foi analisado o consumo de água. Observou-se que o grupo automatizado obteve uma economia cinco vezes maior em comparação aos vasos regados manualmente. Durante 15 dias de testes, foram utilizados 3,0 litros de água na irrigação manual, enquanto o sistema de irrigação automático consumiu apenas 0,6 litros – 600 ml, de acordo com os cálculos.


Fotos

Equipe

Leandro José Guarnetti (Coordenador da Equipe)
Odivaldo Escaquete (Professor Colaborador)
Vinícius Bertuzzo Lima (Professor Colaborador)
Laura Kragel De Santana Pavini (Aluno Capitão)
Manuela Simões dos Santos (Aluno)
Bárbara Bordin Luz (Aluno)
Lívia Borges de Souza (Aluno)


Escola

Escola Estadual de Tempo Integral Prof Christino Cabral - SP

Foto Equipe

Referências

BITTENCOURT, Mário Lúcio Carvalho; DIAS, Denise Cunha Fernandes dos Santos; DIAS, Luiz Antônio dos Santos; Araújo, Eduardo Fontes. Efeito do condicionamento osmótico das sementes na germinação e no crescimento das plântulas de aspargo. 2004. 7 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Bioagro, Fitotecnia, Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa, Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, Minas Gerais, Machado, 2005. BOITRAGO, Wesley Erasmo Alves; ALMEIDA, Maria Ivete Soares de. Impactos Ambientais na Bacia do Rio Guavinipan no Norte de Minas Gerais. Revista Cerrados, [S.L.], v. 19, n. 02, p. 280-302, 1 set. 2021. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIIMONTES). http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202127. PAVINI, Laura Kragel de Santana et al. Metodologia de Pesquisa para Reflorestamento de mata ciliar do Rio Batalha, por meio de técnicas de automatização computacional. Bauru: Vinicius Bertuzzo Lima, 2023. 58 p. Disponível em: https://seducsp-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/vinicius_professor_educacao_sp_gov_br/EeXYNLkwM-lAt5YU_d6wR8gB45M8m6zwuENK4SYDMu7Wsw?rtime=GbRDYeTg3Eg. Acesso em: 29 set. 2024.





Voltar