Resumo
INTRODUÇÃO
No Brasil atual, a cultura indígena tem sido deixada de lado. Ela, que é símbolo de nossa identidade nacional, precisa ser resgatada e reconhecida pela sua importância, não apenas historicamente, mas também no contexto atual.
OBJETIVOS
Com isso em mente, nosso grupo desenvolveu um projeto para reintroduzir os costumes e o vocabulário dos povos indígenas ao público. Nosso objetivo é revitalizar esse tema e mostrar sua relevância para o Brasil e para o mundo. Por essa razão, criamos um dicionário on-line, um quis com perguntas para desafiar o conhecimento e fizemos um projeto de conscientização nas salas de aula.
METÓDOS
Pesquisamos a fundo sobre diversas tribos e culturas indígenas, buscando entender suas tradições e sua influência na sociedade brasileira.
Nossa metodologia consistiu basicamente em pesquisar a fundo as tradições e os costumes indígenas além de analisar os principais vocabulários.
Usamos livros disponibilizados pela ETEC irmã Agostina, fizemos pesquisas em trabalhos universitários e usamos sites de referência para compor nossa base teórica.
RESULTADOS
Posteriormente, fizemos palestras de conscientização nas turmas da escola apresentando todos os produtos do nosso projeto.
Durante nossas apresentações, utilizamos slides como suporte visual e, para tornar o aprendizado mais dinâmico, incluímos um game quis. Os alunos responderam a perguntas sobre os temas abordados, e o vencedor recebeu um prêmio especial. Além disso, criamos um web-dicionário, onde mostramos palavras do português que vieram de línguas indígenas. Nossa intenção foi destacar como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, muitas vezes de forma invisível.
CONCLUSÃO
Com esse projeto, esperamos que o conhecimento sobre os povos originários seja difundido e valorizado, e que a cultura indígena continue a ser uma parte viva da nossa identidade nacional. Tendo como principal ideia preservar essa herança e garantir que ela seja lembrada pelas gerações futuras.